DOM RONALDY SCHNEIDER CARDEAL WOJTYŁA, FSJPII
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
BISPO DIOCESANO DE SÃO SALVADOR DA BAHIA DE TODOS OS SANTOS
Ao clero, aos religiosos, aos leigos e a todos que esta carta alcança, Paz e bênção da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi e vos designei para que vades e deis fruto” (Jo 15,16).
Neste dia bendito em que a Igreja celebra a memória de São João Maria Vianney, o santo Cura d’Ars e padroeiro dos sacerdotes, elevo meu coração em profunda gratidão a Deus por cada um de vocês, queridos padres: servidores do Evangelho, ministros da esperança, presença concreta do amor de Cristo junto ao povo de Deus.
Vosso sacerdócio é dom e missão. Um dom que vos configura ao Senhor Jesus — Sacerdote, Servo e Pastor. Uma missão que vos envia diariamente ao encontro dos feridos, dos pobres, dos que têm fome de sentido, sede de Deus. Vosso ministério é silencioso como o trigo e fecundo como a cruz. A muitos, talvez seja invisível; mas aos olhos do Pai, é precioso e eterno.
Ser padre na comunidade é com coragem entre as alegrias e dores do rebanho, é carregar nos ombros o cajado e a toalha, prontos para conduzir e para servir. É ter o coração dilatado pela compaixão, o olhar moldado pela misericórdia, os pés firmes no chão da realidade e os olhos fixos no Céu.
Neste dia, quero vos dizer com toda ternura de irmão e pastor: obrigado.
Obrigado pelo vosso sim cotidiano, pelas orações, pelos sacramentos celebrados com fé e amor. Obrigado por continuarem firmes mesmo quando a alma parece cansada. Deus vê. A Igreja sente. Eu reconheço.
Não desanimem. Mesmo quando a noite parecer longa, Cristo é a nossa aurora. E se porventura vierem as quedas ou as dúvidas, não vos esqueçais: a vocação é maior que a fragilidade. O Senhor que vos chamou não vos abandona. Ele caminha convosco, lava os vossos pés, cura as feridas e vos envia sempre de novo.
Neste dia do padre, renovemos juntos nossa consagração. Coloquemos nossa vida nas mãos de Maria, Mãe dos Sacerdotes, modelo de escuta e entrega. Que ela nos conduza à intimidade do Filho e nos ensine a fazer de cada missa celebrada um ato de amor total.
E que, como São João, no coração do Cenáculo, também nós possamos reclinar a cabeça sobre o peito do Mestre e repetir com confiança: “Senhor, Tu sabes tudo, Tu sabes que eu Te amo.”
Dado e Passado em Salvador, na Memória de São João Maria Vianney, Padroeiro dos Sacerdotes, no ano da graça de dois mil e vinte cinco no quarto dia do mês de agosto.
✠ Ronaldy Schneider Cardeal Wojtyła, FSJPII
Bispo Diocesano.


